quarta-feira, 13 de abril de 2016

Segunda semana

E a segunda semana começou cheia de expectativas legais, uma feira de trabalho para a área de TI na quarta e quinta, visitas a apartamentos e inclusive uma entrevista de emprego!

A única coisa que fizemos de burocracia foi o registro do Black na prefeitura. Já ouvi várias pessoas dizerem que não é necessário, mas também já li de pessoas que trouxeram o seu cachorro e foram multadas por não terem o registro. Como não quero pagar multa à toa, fomos fazer. Na verdade, é mais fácil do que eu entendi. Basicamente, tem que ver qual é o bairro que você está e ler as regras, cada sub-prefeitura tem uma regra (e um preço) diferente. Para a gente, conseguiríamos comprar a plaquinha em uma loja aqui perto. Mas a gente leu errado no site e acabou tendo que ir na prefeitura mesmo fazer. Pelo que vi, na prefeitura consegue-se pagar em dinheiro e cartão e nas lojas só em dinheiro. Para saber certo a informação sobre o seu bairro, podem olhar no site oficial da prefeitura de Montréal aqui.

Além disso, começamos a procura por apartamento para o dia 01/07. Dia 1º de julho é o dia oficial de mudança aqui, é quando todos os contratos de aluguel vencem e, com raras exceções, quando todos se mudam. Se mudar em outros períodos muitas vezes significa pegar o repasse de um aluguel. No nosso caso, fechamos com um apartamento até dia 30/06. Apartamento que é MUITO bem localizado, no mesmo prédio dos meus amigos, com supermercado embaixo que fica aberto até 22h (coisa rara em Montreal) e acho que só por essas vantagens e por ser recomendação dos nossos amigos foi que ficamos aqui, porque o valor é meio salgadinho! Para julho, queríamos um apartamento que tivesse um quarto fechado, com mais privacidade para podermos receber visitar (caso aconteça, hehehe!), e que fosse mais barato do que estamos pagando hoje. Passamos dois dias inteiros visitando apartamentos e foi super, mega cansativo. As dicas que eu dou é sempre determinar muito bem o que vocês querem (bairros, quantidade de quartos, o que precisa ter no prédio) e checar todas as informações antes de visitar por telefone mesmo. O Kijiji foi o site que eu mais achei opções de apartamentos para locar, a maioria com fotos e boas descrições. Tem outros sites, mas ele ainda foi o melhor para mim, apesar de no filtro de animais não poder escolher tipo de animal. Aqui, muito lugares aceitam gatos e poucos aceitam cachorro, mesmo sendo cachorro pequeno. Outra dica é usar o hangout da Google que você consegue falar de graça para EUA e Canadá, então quando você está no wi-fi da sua casa, você não precisa gastar os preciosos minutos do seu celular. A gente determinou que tinha que ser no máximo 7 minutos caminhando de uma estação de metrô das linhas laranja ou verde, perto de supermercado, farmácias, etc., que tivesse elevador (porque o Black não pode subir escada por causa do problema de coluna dele) ou fosse no máximo no segundo andar, sem escadas externas (neve + um cachorro de 9kg não é a combinação perfeita), com um quarto fechado. No fim, achamos dois mobiliados maravilhosos que amamos e já assinamos o contrato com um deles! Melhor de tudo, alugamos de um casal de imigrantes da Tunísia que nem pediram para ver nosso histórico de crédito, eles simpatizaram de cara com a gente. Então agora somos dois felizes endividados até 30/06/2017! :)

Também tivemos a dica de um amigo que essa semana teria uma feira de TI. Nos inscrevemos e participamos na quarta. A feira tinha várias partes, uma para novo imigrantes com palestras e dicas de como fazer o CV, entrevista, etc., assisti duas e achei bem mais ou menos, depois tinha uma parte com banquinhas de vários lugares e diferentes objetivos, fomos em uma sobre integração, sobre cursos profissionalizantes, e a TI e engenharia era só para quem fosse formado em engenharia e/ou tivesse pelo menos 2 anos de experiência em TI. Foi bem legal, várias empresas realmente te entrevistando, pedindo o teu CV e tal. Até agora não tivemos nenhum retorno, mas já adicionamos várias pessoas no Linkedin. Essa é a outra dica, procurem essas feiras nem que seja para conhecer pessoas, tem sempre uma dica valiosa que sei de lá. Para mim foi ter conhecido a empresa que quero trabalhar aqui e um coaching que deu dicas para a gente se inscrever na Câmara de Comércio de Montreal e focar nas empresas que queremos. Atualizem o Linkedin de vocês. Eu fiquei impressionada como eles usam o Linkedin para realmente procurar pessoas e atualizar vagas.

Aproveitamos também para já mandar uns CVs, pesquisar umas vagas no Lindedin. O que resultou numa entrevista para mim para uma vaga em um call center de uma financeira, onde eles precisavam gente que falasse inglês e português. A entrevista foi muito legal, depois fiz mais uns testes com cliente ligando, de inglês, etc. e a resposta virá quinta ou sexta se fui ou não selecionada. Vou dizer que eu tenho um good feeling about it e, apesar de não ser o trabalho dos meus sonhos, já é o máximo chegar aqui e em 3 semanas estar trabalhando. Eu não tenho problema de trabalhar fora da minha área, até porque eu já fiz muita coisa na minha vida, mas acho que quem veio até aqui começar uma vida nova, tem que arriscar e lembrar que aqui você não é ninguém (AINDA!).

6 comentários:

  1. Wow!!! Já fazendo entrevista de emprego na segunda semana!!! Vocês vão fazer a francisação? Chegaram a ver algo a respeito? Acho que chegaram a dizer aqui no blog que haviam feito a francisação/integração online. Valeu a pena? Eu comecei mas não tive paciência de terminar. Boa sorte pra vcs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo, sim e ontem recebi a notícia que fui contratada! Nem acredito! Vou escrever melhor sobre isso em outro post.

      Quanto a francisação, não conseguimos nos inscrever, o nivelamento era no começo de março e vamos fazer particular em um centro bem legal que encontramos do grupo do Facebook dos Brasileiros em Montreal. Eu comecei online, mas não gostei.

      Excluir
    2. Poxa!!! Que surpresa ótima!!! Parabéns!!! Imagino a alegria de chegar já começar e já resolver esse assunto de trabalho. Parabéns mesmo!!!

      Excluir
  2. Oi Michelle, tá demorando muito pra entrar na francisação presencial? Valeu! =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente não sei, o Eduardo fez o teste de nivelamento depois das aulas terem começado, então está esperando ver se tem desistência. Senão, só na sessão de verão.

      Excluir