domingo, 15 de maio de 2016

SIEL / FEL

Várias pessoas me perguntaram sobre a Francisation e SIEL, por isso resolvi fazer um post sobre como foi minha experiência.

Quando recebi o CSQ eu resolvi entrar direto no FEL (Francisation en ligne). Super motivada, comecei a fazer o teste e ele é longo, muito longo... Acho que entrei umas 3 vezes no teste até terminar (você pode parar ele no meio e depois voltar), mas mesmo assim no final já estava marcando a primeira coisa, sem prestar mais muita atenção. Quando finalmente consegui terminar o teste, comecei a fazer os módulos, fiquem no nível intermediário.

No começo, eu estava super motivada. Os módulos me pareceram bem legais, falam de coisas sobre o Québec mesmo, o que eu achei bem interessante para conhecer mais sobre a vida no Québec. Mas depois de um mês, eu meio que cansei de fazer os módulos online. Agora um parênteses, eu não sou uma pessoas autodidata, eu gosto muito mais de fazer um aula presencial que online, só consigo estudar online se tenho um objetivo bem determinado, tipo, vou fazer um teste daqui x dias e preciso terminar um curso até lá. No FEL, eu não tinha muito um objetivo, o visto me parecia tão longe e a falta de atualização do federal acabou me deixando um pouco desmotivada. Claro que isso pode ser só uma desculpa, mas depois de um tempo, o meu dossiê foi fechado e eu não me importei muito.

Tentei voltar para o FEL no meu último mês no Brasil, mas outra vez eu não consegui fazer o curso pela quantidade de coisas que tínhamos para fazer no último mês. Daí resolvi deixar para fazer o francês aqui, quando chegasse.

Em fevereiro, resolvi também fazer o SIEL. Esse sim eu achei bem legal para preparação. Você também pode fazer ele aqui, mas eu gostei de fazer antes de vir. Basicamente são duas reuniões de orientação com uma pessoa que vai te dar dicas sobre teu plano de integração, além de alguns módulos online sobre a cultura, responsabilidade social, documentos importantes para chegada, mercado de trabalho, etc. Você mesmo prepara um plano do que quer fazer no Canadá, tipo de vaga, empresas, etc. e o orientador vai criticar teu plano e teu CV e carta de apresentação para as empresas. Esse sim eu recomendo e acho que vale a pena. Na última semana no Brasil eu não tive muito tempo de terminar os módulos, pois foi muita correria, então eu recomendaria as pessoas começarem pelo menos 4 meses antes de ir embora.

Em relação à Francisation aqui no Canadá, eu cheguei a me inscrever em tempo integral, mas como comecei a trabalhar, nem fiz o teste de nivelamento. O Eduardo chegou a fazer o teste de nivelamento e está esperando ser chamado, caso abra alguma vaga.

Enquanto aguardamos, estamos fazendo francês em um centro, preço bem interessante e estou gostando bastante do curso. Minhas aulas são à noite, perfeito por causa do trabalho. Uma pena que no trabalho não tenho tido muita chance de praticar francês.


Um comentário:

  1. Muito legal saber do SIEL. Achei que só existia o FEL. Mas vi aqui no site que precisa ter o CSQ a mais de dois meses. Vou testar depois!

    ResponderExcluir